Alinhamento

alinhamento

Quando estamos ao volante, esperamos ter total controle do veículo e uma dirigibilidade perfeita. No entanto, existem alguns fatores que prejudicam isso e atrapalham a direção. É aí que a importância do alinhamento e a geometria, podem ser percebida.

Sabe quando o veículo não segue em linha reta? Quando a direção “puxa” para um ou para outro lado? É sinal de que passou da hora de fazer o alinhamento da direção, evitando assim desgastes prematuros dos pneus.

Esse é um dos serviços de manutenção mais comuns e recorrentes. Mas não podemos confundir geometria e alinhamento com balanceamento.

Alinhamento/Geometria

O objetivo da geometria é deixar as rodas paralelas, ajustando a posição na suspensão, de forma com que o veículo possa rodar sem nenhum tipo de problema na dirigibilidade.

Isso faz com que o atrito do pneu com o solo aconteça de forma uniforme, garantindo conforto, segurança e estabilidade ao motorista. Por outro lado, também ajuda na economia de combustível e na prevenção do desgaste dos pneus, amortecedores e molas.

A importância deste procedimento está claro, mas ainda existe uma dúvida bem comum a ser esclarecida: quando fazer o alinhamento ou geometria do veículo? Bem, isso é algo que não pode ser respondida com uma verdade absoluta. É algo variável de caso para caso.

Quando devo realizar o alinhamento/geometria?

A recomendação padrão, por assim dizer, é que o alinhamento seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados para evitar qualquer irregularidade. Até como uma forma de prevenção.

No entanto, com a utilização do veículo no dia a dia algumas situações podem comprometer o alinhamento e tornar a geometria necessária antes dessa “vida útil” citada acima. Os buracos encontrados na pista e subir no meio-fio, por exemplo, são alguns desses fatores, além é claro do desgaste natural da suspensão do veículo.

Essas irregularidades causam o desalinhamento das rodas, que pode ser percebido tanto em movimento quanto com o veículo parado. No primeiro caso, com as “puxadas”. No outro, com o desgaste irregular das bandas de rodagem dos pneus. É importante alertar também, que ocorrem em muitos casos desgastes irregulares e prematuros nos pneus, mas o motorista não perceber esta irregularidade no dirigir. Por este motivo o veículo deve ser revisado no máximo a cada 10 mil km.

Por isso, fique atento aos sinais! Como está a estabilidade do seu carro? Está puxando para algum lado? Se precisar de alinhamento e geometria, venha conhecer nossa auto center e realize a manutenção do seu veículo com o menor custo benefício.